alter do chão

Gramado, Bento Gonçalves - RS e Bombinhas - SC



Nada como tirar FÉRIAS!!!

 

Tirar férias é tão importante quanto um objetivo, uma meta indispensável a ser atingida. É o melhor período para eliminar o estresse acumulado, as preocupações.

Gramado! Uma cidade perfeita, onde em tudo há um toque especial, tudo muito certinho, uma cidade que encanta.
Realmente, quando a gente pensa em Gramado, só pensa em chocolate, frio, quiquito! Quem nunca foi a Gramado? A maioria dos gaúchos já conhece. Porém, um atrativo diferenciado para quem adora animais, como eu, é o GRAMADO ZOO, na RS 115 a 5km do centro. Inaugurado em 2008, com uma ótima infraestrutura, esse Zoo tem uma proposta diferenciada dos outros zoos.

Há animais de diversas espécies, todos da fauna brasileira e outros que migram no inverno para o Brasil, como os pinguins. Segundo informações do Zoo, esse possui aproximadamente 60 espécies de animais.

Logo na entrada é exibido um vídeo sobre a fauna brasileira.
Na primeira parte do percurso o visitante fica em contato direto com aves (papagaios, tucanos, piriquitos, araras, ararajuba...) essas fazem voos rasantes sobre as pessoas, muito surpreendente. Um detalhe: mesmo elas chegando tão perto, não podemos tocá-las. 




Prosseguindo, vamos entrando em outros habitats, como do puma, onças, pinguins (Pinguim-de- Magalhães), macacos de várias espécies, quatis, emas, jacarés, pacas, cobras, veados, gato do mato, lobo-guará, porco espinho, tamanduá-bandeira, capivara, tartarugas, guará-vermelho e muitos outros...








Nunca imaginei que um dia ia ver pinguins assim, tão de perto. É incrível, maravilhoso!!!! Eles são lindos e mais curiosos que os visitantes.  Confesso que tive vontade de trazer um ou dois para casa hehehe


Você faz seu tempo, pode ficar horas lá dentro... Geralmente não há guias, porque em todos os habitats há placas explicativas para cada espécie, tornando o itinerário muito instrutivo. Para alguns não existem jaulas ou grades, mas vidros blindados, para outros, viveiros. A vista no alto do parque é incrível.

Uma curiosidade:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) classificou o zoológico de Gramado na categoria A, ou seja, um zoológico com alta preocupação ambiental. Nenhum animal foi retirado da natureza. “Infelizmente os caçadores retiram animais da natureza e eles são apreendidos pelo Ibama. A gente traz esses animais apreendidos e presta esse serviço para o Ibama, de receber e cuidar dos animais”, afirma Carlos Benhur, biólogo.

Fonte:  http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=2123


Saindo do Zoo, uma parada nos Cristais de Gramado. 
Mesmo já conhecendo a cidade, uma visita à Rua Coberta, o Palácio dos Festivais. Uma passada também no Mundo a Vapor e no Dreamland, o primeiro museu de cera temático da América Latina.


Ainda na serra gaúcha, fui visitar (pela segunda vez) o Vale dos Vinhedos, situado em Bento Gonçalves/RS.

Na entrada do Vale, há um posto de informações turísticas, bem estruturado.

Com marcas da imigração italiana, o vale é coberto por parreirais, onde diversas vinícolas de destaque  produzem bons vinhos e espumantes.

Nas vinícolas, as visitas são guiadas por enólogos, que explicam todo o processo de cultivo das videiras, elaboração dos vinhos, armazenamento (a fermentação dos vinhos é realizada em tanques de aço inoxidável e sua temperatura é controlada). Seguindo, em caves subterrâneas, a maturação do vinho ocorre em barricas de carvalho, após engarrafamento e no final da visitação, a recompensa: a degustação de vinhos e espumantes. 

 

A Miolo, uma das vinícolas visitadas, possui produção no RS e também no Vale do São Francisco na Bahia. A degustação é feita com um mix de 5 produtos: 04 vinhos e 01 espumante.

 

O castelo Cave de Pedra, chama a atenção. Em estilo medieval foi construído inteiramente de basalto, que ajuda na conservação da temperatura ambiente, favorecendo a manutenção dos vinhos no decorrer de sua elaboração. A Cave de Pedra pertence ao grupo da família Valduga.

Em meio a tantos parreirais, o resort Spa do Vinho, que além de hospedagem, gastronomia e lazer, oferece diversos tratamentos vinoterápicos.



 

Depois de 15 dias na serra, seguimos ao litoral, mais precisamente Bombinhas em SC. Não conhecia essa praia, e confesso que adorei, é um local incrível. Pudera, é considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil.






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minha dica de pratos exóticos, lanches diferentes, é o restaurante Mestre das Águas, integrado nas areias. Simplesmente demais, atendimento nota 10 e sempre com um toque de requinte aos pratos. Não deixe de dar uma passadinha nesse restaurante quando estiver em Bombinhas. A noite, o restaurante se transforma em luau, cenário agradável, com vista para o mar, barcos e música ao vivo.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A praia da Sepultura, em Bombinhas, é formada por uma pequena faixa de areia e águas transparentes. Dá para ver os peixes coloridos. Um local ótimo para mergulho e passeios de caiaque.





Para quem gosta de ondas fortes, nada como visitar Quatro Ilhas, próximo a Bombinhas.  A praia ganhou o nome devido as ilhas Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, localizadas nessa praia. Também é um ótimo lugar para quem gosta de fazer trilha, interagir com a natureza e apreciar paisagens encantadoras por todos os lados.






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saindo de Porto Belo, fomos à praia do Estaleiro e Caixa d’aço. Praias preservadas que estão diretamente em contato com a mata atlântica. O diferencial desses lugares é que o acesso se dá apenas pelo mar.

 



















Caixa d'aço é uma baía super calma, águas límpidas, com bares flutuantes. O local é tão bonito que David Guetta se apresentou, em fevereiro de 2012 e Michel Teló gravou, nessa praia, a versão em inglês da música: “ai se eu te pego”.  E não tem enganação, o que o clip mostra realmente o que é, nada foi maquiado. Um lugar ótimo para mergulhos ou simplesmente ir, contemplar e se encantar.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com um limite de visitantes por dia, a ilha de Porto Belo possui uma estrutura que respeita o relevo e a vegetação do lugar. Com muitos encantos naturais, a ilha é outro atrativo para apreciar.




Outra dica é nunca chegar ou sair de Bombinhas no fim de semana. O risco de ficar até 4h preso no congestionamento é fato quase certo.

 

Bombinhas é isso:  uma praia calma, águas cristalinas, piscinas naturais, vegetação de Mata Atlântica. Está entre as praias mais lindas que fui até hoje. Perfeito pra curtir com quem você gosta.




 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário