alter do chão

Ilha de Itamaracá e Porto de Galinhas - PE

Ficar hospedado em João Pessoa na PARAÍBA, favorece a visita a dois estados vizinhos, RIO GRANDE DO NORTE e PERNAMBUCO, pela proximidade e pelas conservadas e bem sinalizadas rodovias.



Em PERNAMBUCO começo essa página contando a visita a Ilha de Itamaracá - Forte Orange.

Ilha de Itamaracá - Forte Orange



Como a sede da Capitania de Pernambuco, a cidade de Recife, estava à beira-mar, os domínios holandeses do Brasil podiam ser facilmente interpelados por outros invasores ou por manobras militares marítimas espanholas. Uma das medidas imediatas que os holandeses tomaram foi a criação de fortes, como o Forte de Orange (1631) também conhecido como o Forte de Itamaracá, pois está situado na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. (Fonte: Me. Cláudio Fernandes)

Horário de visitação até as 13h. Entrada gratuita.




O Forte de Orange tornou-se o principal ponto de defesa e de controle econômico do “Brasil Holandês”. Após a expulsão dos holandeses mediante as Batalhas dos Guararapes (1648-49) e a capitulação de Campina de Taborda, em 1654, o Forte de Orange foi dominado e utilizado por forças luso-brasileiras. (Fonte: Me. Cláudio Fernandes)

Nos séculos seguintes, o Forte tornou-se inutilizado e só passou a despertar interesse no século XX, em razão de pesquisas arqueológicas que nele estudavam o modo como os holandeses erguiam as muralhas (que tipo de tecnologia eram empregada) e os vestígios encontrados, como projéteis de chumbo, estatuetas esculpidas em osso, fornilhos de cachimbos, entre outras coisas. (Fonte: Me. Cláudio Fernandes)








♬... e acreditam nas flores vencendo o canhão...♬








Horário da manhã, maré baixa

Subida da maré a tarde


 Após visitação ao Forte Orange, pegamos uma lancha para as piscinas naturais e depois desembarcar na ilhota Coroa do Avião.

Piscinas naturais de Itamaracá -PE




Amigas de Porto Alegre
    
Mar verde esmeralda

Coroa do Avião é uma ilha situada em frente ao Forte Orange. Uma ilha com boa estrutura de restaurantes. Uma gastronomia típica da região, muito saborosa, os bares são bem convidativos, por suas estrutura com palhas de coqueiros e suas opções de pratos



Forte Orange em frente a ilha Coroa do Avião

Nem vou discutir...





Habitante da ilha

 Ilha limpa, sem sujeira, bem cuidada.





A Ilha de Coroa do Avião fica 5 min de barco, é lugar maravilhoso, areia branquinha, água transparente.Vale a pena almoçar na ilhota.





Porto de Galinhas - PE

Conheci Porto de Galinhas algum tempo atrás. Foram sete dias bem aproveitados nesse pedaço de paraíso. Conto essa viagem em: http://rosmarischelle.blogspot.com/p/eu-estive-la-em-construcao.html

Então, dessa vez, quem fez o passeio foi a Vanessa, enquanto eu fui conhecer Natal - RN.




A Vanessa fez o passeio de buggy, Ponta-a-Ponta. Uma ótima opção para conhecer melhor as praias de uma ponta a outra de Porto de Galinhas.


Paradinha "obrigatória" para fotos no lindo coqueiral que há no caminho.

Tradicional foto no letreiro - detalhe para a cor do mar, ao fundo



Praia de Muro Alto
    






O passeio é um ótimo meio de ter um panorama das principais praias de Porto de Galinhas, mas recomendo voltar com mais tempo para conhecer tudo que Porto de Galinhas tem a oferecer.


Como já fiquei em Porto de Galinhas, recomendo pegar um período de lua cheia ou nova, para aproveitar a maré baixa e conhecer todas as belezas naturais desse paraíso, incluindo os passeios de jangada até as piscinas naturais e outros passeios que os receptivos oferecem com saída de Porto de Galinhas até a Praia dos Carneiros, a Ilha de Santo Aleixo, Pontal de Maracaípe (cavalos marinhos), Praias do Cabo de Santo Agostinho, além de Recife-Olinda,  Ilha de Itamaracá e Caruaru. Fica a dica.



E nessa mesma viagem tem mais passeios para ver, na Paraíba e Rio Grande do Norte em:

https://rosmarischelle.blogspot.com/p/vambora-mais-um-lugar-turistico-para.html

 https://rosmarischelle.blogspot.com/p/blog-page_22.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário