San Andrés é uma ilha colombiana, porém se encontra bem pertinho da costa da Nicaraguá. Localizada no mar do Caribe, a ilha é um dos lugares mais visitados da Colômbia e é conhecida por ter o famoso “mar das sete cores” com seus tons de azul e verde.
De origem vulcânica, é uma ilha pequena, tem 26 quilômetros quadrados e conta com uma largura de 3 quilômetros e um comprimento de 12 quilômetros. Mas não se enganem, porque tem muita coisa legal para fazer por lá!
A ilha é mais frequentada por latinos, por isso é mais alegre e animada, com música para todo o lado. Em San Andrés a diversão está na rua, em todo o canto.
San Andrés fica no meio do mar do Caribe |
Dicas:
- Por lá não há Uber, só táxi;
- O aeroporto não oferece sinal de internet;
- Na rua da orla, em alguns pontos, o sinal de internet é muito bom;
- Para entrar em San Andrés tem que comprar uma tarjeta de turismo. Trata-se de um papel que você vai adquirir com a sua companhia aérea um pouco antes do seu check-in. Ela custa 25 dólares e vale para todo o seu tempo de permanência na ilha, independente da quantidade de dias que você ficar por lá.
- As companhias aéreas, geralmente, têm um balcão especialmente destinado para a compra da tarjeta. Tem que adquirir antes do seu voo ou não poderá entrar na ilha. Também tem que apresentar o comprovante na saída de San Andrés. No meu caso, durante a fila do embarque, funcionários ficavam confirmando se todos os passageiros tinham o seu documento para não ter problemas na chegada.
- Um documento que precisa apresentar é o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (CIVP). No seu check-in antes mesmo de sair do Brasil, deverá apresentar o certificado ou nem embarca.
- Não é obrigado fazer um seguro viagem/saúde, porém é sempre bom estar prevenido.
- Leve adaptador de tomadas, irá precisar.
- A Ilha não está diretamente na rota dos furações, mas pode ser afetada eventualmente por algum. O último foi em 1988 que destruiu casas e estradas. O período de chuvas e ventos em San Andrés é entre agosto e novembro.
Eu fiquei 3 dias inteiros na ilha e achei ótimo! Minha viagem para San Andrés fez parte da viagem a Cartagena das Índias, outro lugar incrível. Achei esse tempo suficiente. Mas é necessário considerar que fui em janeiro, logo após a virada do ano, e não peguei chuvas, portanto consegui aproveitar todo o meu tempo para fazer os passeios que eu queria.
Spratt Bight, essa é a praia central de San Andrés. Ela conta com barraquinhas que você pode alugar e nessa praia a animação é garantida, além de ser uma praia lindíssima!
Com areia branca, mar azul, palmeiras e aquele nascer do sol pra começar o dia na paz, celebrando a vida.
Chegando no Acuário
Esse é o outro lado do Acuário, que é possível ir andando pela água até a Ilha de Haynes No fundo, a Ilha de Haynes |
Construção irregular e indicação que o mar avançou nos últimos anos devido o efeito estufa. Alerta e sinais que o planeta dá todo dia. |
O tradicional amanhecer na praia. Sempre vale a pena contemplar tanta beleza. |
La Regata, restaurante em estilo caribenho
Toda decoração é feita com materiais que iriam parar no lixo |
No Café Juan Valdez, experimentei o bolinho de canela mais gostoso da minha vida, um sabor inesquecível, só tem em San Andrés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário