alter do chão

En la tierra de hermanos! BUENOS AIRES - ARG

Buenos Aires!   Descubra seus encantos!


Dizem que Buenos Aires faz lembrar Madri. De fato,Argentina foi colonizada por espanhóis, que deixaram sua marca principalmente nos edifícios, com estilo da arquitetura colonial espanhola.

Vou relatar um pouco do que presenciei e os conhecimentos repassados pelo guia-historiador Ariel, um porteño que nos guiou nos passeios.

Bem arborizada, cheia de parques, praças, monumentos (muitos, muitos), museus, excelentes restaurantes, uma infinidade de atrativos culturais, dançarinos de tango por todos os lados... 

No coração de Buenos Aires, a Av. Nueve de Julio é tida como a mais larga avenida do mundo. E o Obelisco, está para Buenos Aires como a Torre Eiffel está para Paris.




Um passeio delicioso, tanto a noite quanto de dia, é no Puerto Madero à beira do Rio da Plata. Esse antigo cais estava abandonado, foi quando o engenheiro Eduardo Madero projetou sua revitalização. Em seu espaço há restaurantes, vista incrível dos prédios e dos veleiros.  



A Puente de La Mujer, no Puerto Madero, com linhas que lembram uma dançarina de tango.




Casa Rosada, Palácio do Governo. Localizada na Plaza de Mayo, no centro nervoso político de Buenos Aires. Local onde ocorrem grandes manifestações populares, o lugar onde se reúnem as Madres de La Plaza de Mayo, mães dos desaparecidos durante o regime militar.



Recoleta é um bairro sofisticado, com ótimos restaurantes, barzinhos, galerias, cafés, além do famoso cemitério onde repousam celebridades, como Evita Peron, cientistas, escritores, artistas,etc



O Bairro Caminito, outro cartão postal de Buenos Aires, banhado pelo Rio Riachuelo. Bairro colorido, berço do tango argentino e onde está localizado o primeiro porto de Buenos Aires, hj desativado.



Vizinho do bairro Caminito há o Bairro La Boca. Nesse bairro fica o Estádio La Boca Juniors, ou como é conhecido "La Bombonera”. 

Teatro Colón, requintado teatro nos moldes de Paris. O nome Colón é em homenagem a Cristóvão Colombo, descobridor da América.


O Congresso Nacional,tem a maior cúpula da cidade. Nele funcionam o Senado e a Câmara de Deputados.


A Calle Florida, para compras,compras...no câmbio o real está super valorizado. São inúmeras lojas para escolher o que procura. Tem que pesquisar, pois você encontra os mesmos artigos com preços diferenciados. Também precisa dispor de muito tempo, paciência e atenção. Atenção principalmente com os trombadinhas. 

Dicas: Quando estava na Calle Florida, fiquei sabendo que no Bairro Palermo as roupas são mais baratas. Em Buenos Aires, os preços dos artigos de marca são superiores ao do Brasil.

Abaixo, a Galerias Pacífico, o mais tradicional shopping de Buenos Aires, localizado na Calle Florida.



Um local muito pitoresco é o Delta de Tigre que leva até o Rio Del Plata. Durante o passeio de barco é possível ver nas ilhas diversas casas que os argentinos usam como ponto de veraneio. O Delta de Tigre é como se fosse uma praia para os portenhos.



A catedral Metropolitana na Plaza de Mayo. Obra estilo francesa. No seu interior encontra-se o Mausoléu do General San Martin. 


E não esquecendo do principal, o tango, famosa dança dos porteños. Há muitas casas de tango, muitos dançarinos cada um com seu jeito, sua performance. Ir a Buenos Aires e não assistir um show de tango é como ir a Roma e não ver o Papa. Também em uma área verde, próxima a Faculdade de Direito, no Bairro Recoleta, "Floralis Generica", uma obra de arte gigantesca em formato de uma flor e no seu meio um espelho de água. Ainda, o presente dos ingleses: A Torre de los Ingleses,de 60m com um grande relógio. Os argentinos não tem orgulho desse ponto turístico,pudera... 

Não tive problemas em trocar real por pesos nas casas de câmbio. Foi tudo muito tranquilo. "Cambiava" todos os dias uma pequena quantia. Em alguns lugares aceitam o nosso real. Não há dificuldade em conseguir táxi, porém é melhor pagar com pesos de baixo valor ou pagar o valor exato da corrida, porque os taxistas tem muito problema com o troco. 

Bueno, no meu ponto de vista, Buenos Aires é uma boa cidade, com estilo, bem planejada e bonita. Os turistas são bem recebidos. Os serviços de táxi e hotelaria estão super em conta. A cidade exala cultura, em todo canto há músicos, dançarinos de tango, artistas... Tirei o chapéu para o chop dos argentinos, vale a pena degustar. É muito bom conhecer a cultura de outro país. Só visitando, estando lá para sentir, conhecer, presenciar e depois relatar e avaliar na sua própria versão. Valeu a pena!!! Recomendo a quem tiver interesse.





2 comentários:

  1. realmente um belo lugar pra visitar, hotéis, restaurantes sofisticados, um povo que valoriza sua cultura e seus heróis políticos, e como, hehehe, monumentos pra todos os lados. Curti seu blog, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Tania!!!! Minha amiga e parceira de viagem a Buenos Aires. Valeu pela indicação e pela companhia "en la tierra de hermanos". Até breve! E relembrando o bordão: "la puerta esta abierta" kkkkk

    ResponderExcluir