alter do chão

Trilha do Rio do Boi

Uma das regiões mais bonitas do sul do Brasil e pouco conhecida por muitos brasileiros, são os canyons em terras do  Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Depois de conhecer a parte superior do Canyon Itaimbezinho em Cambará do Sul - RS, fomos conhecer o interior desse mesmo Canyon,  em Praia Grande - SC.





Praia Grande - a Capital Catarinense dos Cânions


Cânion Malacara


Maquete dos cânions que contornam a cidade de Praia Grande - SC


Na Cidade dos Cânions, pode-se ver diversos cânions, que formam a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Ao todo são sete: Itaimbezinho, Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Leão e Molha Côco.

As empresas de turismo oferecem passeios no interior desses cânions, é só escolher... Nós optamos pelo Cânion Itaimbezinho, a famosa Trilha do Rio do Boi. 


Cânion Malacara



Dia seguinte, bem cedo fomos para a Trilha do Rio do Boi, percorrer vários km dentro da fenda do Cânion Itaimbezinho. Quem quiser fazer essa trilha, obrigatoriamente, deve ir até a cidade de Praia Grande - SC e contratar os serviços de um guia credenciado.


Primeiros preparativos e orientações dos guias. Caneleiras para proteger de acidentes.

No dia haviam vários grupos. O nosso grupo contou com 21 aventureiros. 
Contratamos o guia Deivid da Trip dos Canyons e contamos com mais 02 guias durante todo o percurso.

Guias Deivid e Nilton


 A primeira parte da Trilha do Rio do Boi começa dentro da Mata Atlântica. É a parte mais fácil do trajeto. Em fila indiana, intercalada com os guias.

Chegando no Rio do Boi...

Primeiro banho de rio do nosso grupo... foram várias paradas para banho, durante o percurso.








Água limpa e fria...

 A partir daqui, a mata se abre. Passamos a caminhar nas margens do Rio do Boi, sempre ao lado ou dentro do rio e o nível de dificuldade aumenta. Os aventureiros devem dar as mãos para se ajudar na travessia do rio.







Boa parte da trilha é sobre pedras e o tempo todo cruzamos o Rio do Boi (20 vezes). Totalmente impensável tirar os tênis e as caneleiras a cada travessia. O rio não é fundo.




Os paredões do cânion Itaimbezinho se tornam visível.



Resultado de tantas travessias no rio, meu tênis estourou e o guia Nilton deu um jeito. Trabalho de guia competente, só assim consegui prosseguir na trilha. Outros aventureiros  também tiveram problemas com os tênis, e o mesmo guia Nilton consertou.





No caminho duas cachoeiras...

e um tottem...






Finalmente chegamos...
Na verdade, dá para seguir o caminho adentro do cânion, porém aos turistas "normais" se torna muito mais perigoso. As pedras e o nível de dificuldade é muito maior.  O cânion fica cada vez mais estreito e grandioso, seus paredões ultrapassam 700 metros de altura. Respeitamos a natureza, nossos limites e ficamos apreciando o cânion na sua base.




Literalmente, nos pés do Canyon Itaimbezinho.











O retorno da trilha, mais travessia do Rio...


 
...e mais banho de rio e cachoeira.
 






Foram 09 horas de trilha. Nesse tempo paramos várias vezes para tomar água, fazer um lanche e tomar banho de rio e de cachoeiras. Foi a trilha mais difícil que já fiz. Uma trilha pesada, porém ao chegar no final  fica um sentimento de superação, de conquista, sem contar as belezas naturais, cenários deslumbrantes.


Um restaurante rural em Praia Grande...

Em Praia Grande vale a pena conhecer e provar a comida do restaurante Casa Nossa, um típico restaurante rural, que serve comida caseira, igual a comida da vovó. Esse restaurante tem vista para o canyon Malaraca e Índios Coroados. Atende com reserva.



Na beira do Rio Molha Coco e dos cânions Malacara e Índios Coroados




 Restaurante familiar



 Decoração da roça...



  Uma ótima surpresa em restaurante... 



Praia Grande para nós foi isso:

Trilha do Rio do Boi = sintonia total com a natureza, um desafio, uma superação, algo inimaginável caminhar no interior da fenda do Cânion Itaimbezinho;  

Restaurante Casa Nossa = costumes da roça preservados, comida caseira de alta qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário