A exótica Cartagena das Índias, ao norte da Colômbia, foi fundada em 1533 por espanhóis. Seu nome é tão exótico quanto suas cores e construções centenárias.
Banhada pelo mar do Caribe, é famosa pela arquitetura colonial de suas casas bem coloridas e floridas dentro de uma cidade amuralhada.
Segundo pesquisas, está entre as 25 cidades mais belas do mundo.
Cartagena é convite para o calor, alegria, cores e mergulho na história colonial espanhola.
A cidade é uma das mais interessantes da Colômbia e é cheia de história. Para conhecer Cartagena das Índias, tem que começar pelo coração de tudo: a Cidade Amuralhada, onde estão os principais e mais importantes pontos turísticos, basta um passeio a pé pelo Centro Histórico, declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Dezembro/2023
Dicas:
- O nosso Real é aceito nas inúmeras casas de câmbio dentro da Cidade Amuralhada. NÃO PRECISA trocar reais por dólares para depois trocar por Pesos Colombiano, perde-se valores;
- Ter uma conta global para pagamento em débito, como o Cartão Wise, é uma boa opção;
- É obrigatório preencher o formulário CheckMig para entrar e sair da Colômbia;
- É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, como requisito para entrar no País;
- Pode viajar com RG, porém se tiver conexão em outro país como o Panamá, deverá levar passaporte;
- Se viajar com bagagem de mão, os líquidos e cremes (shampoo, condicionador, creme dental, protetor solar, antitranspirante, hidratantes...) deverão estar acondicionados em frascos transparentes de no máximo 100ml cada e colocados dentro de saco plástico transparente fechamento zip lock. No total pode levar até 1litro;
- Levar adaptador de tomadas;
- Faz muito calor, leve somente roupas leves;
- O fuso horário da Colômbia é de 2h a menos que o horário de Brasília, ou seja, quando desembarcar em Cartagena o visitante estará ganhando 2h para aproveitar o dia;
- O aplicativo Uber funciona em Cartagena;
- Assim que chegar no aeroporto de Cartagena, terá internet disponível por meia hora e sinal muito bom. Tempo suficiente para checar contatos, chamar Uber...
Pela CopaAirlines, Voo direto de Porto Alegre a Cidade do Panamá, com conexão para Cartagena |
Final de ano e as ruas de Cartagena estavam ornamentadas com decorações natalinas.
Puerta del Reloj ou Torre del Reloj inaugurada em 1631 |
Além disso, a cada esquina há um vendedor de frutas. As frutas são fresquinhas, variadas e muito saborosas. A mais tradicional é a manga verde com limão e sal.
Artistas e dançarinos com roupas típicas, apresentando suas músicas e danças na Plaza Bolívar.
- Plaza de Santo Domingo
- Caminhada sobre a Muralha e o Café Del Mar
Os canhões, estrategicamente posicionados voltados para a Baía de Cartagena, permitiam que qualquer embarcação suspeita fosse atacada.
Nesse vídeo dá para ouvir as músicas e barulho de festa referente ao feriado de 1º de janeiro. Os cartagenos superam o povo baiano na alegria e nas festas.
E você vai caminhar muito, mas muito mesmo, porque tem muita coisa para se apreciar e visitar, as ruas são repletas de artesanatos, vendedores das mais variadas coisas e em cada construção você vai entrar e se encantar.
- Palenqueras, reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, são mulheres que representam a resistência negra da Colômbia. Vendem frutas, doces e deixam as ruas mais coloridas.
- Bairro Getsemaní era uma área mais suburbana de Cartagena e passou por um forte renascimento da sua cultura local. Sem perder sua essência se transformou em uma região boemia, alegre e alternativa. As casas são menores, em estilo colonial, as cores são mais vibrantes e você se sente em outra cidade, porém é só pular de um bairro para outro.
A Iglesia de lá Trinidad fundada em 1643, foi palco da revolta que deu início a queda do império espanhol. Cartagena foi o primeiro território da Colômbia a ser totalmente independente.
Ao cair a noite o bairro boêmio revela seu ar caribenho, as ruas ficam mais movimentadas, bares abrem suas portas e o som da música latina se espalha
Portal de Los Dulces, aqui os comerciantes locais vendem diversos tipos de doces. Fica na entrada da Torre del Reloj na Plaza de Los Coches |
Monumento ao espanhol Pedro de Heredia, fundador da cidade de Cartagena. Fica em frente a Torre del Reloj. |
Caminhar por suas ruas estreitas tem um efeito de uma viagem de descobertas. |
Plaza de La Aduana. Prédio ao lado é a Alcaldía, ou seja, é a Prefeitura de Cartagena. Serviu de moradia para o fundador da cidade, Pedro de Heredia. |
Igreja (estilo barroco) e monastério San Pedro Claver
Prédio ao lado com bandeiras é o Museu de Arte Moderna.
Igreja San Pedro Claver: um templo católico dedicado a São Pedro Claver, cujos restos se encontram em seu altar maior. São Pedro Claver foi um defensor dos oprimidos e lutou pela libertação dos escravos.
As esculturas de ferro feitas por Edgardo Carmona fazem referência ao Museu de Arte Moderna, localizado ao lado da Igreja. |
Simon Bolívar, atuou na luta contra os espanhóis pela independência da Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador e Peru. |
A Plaza Bolívar é um oásis sombreado no meio da cidade.
Uma energia contagiante.
Danças caribenhas na Plaza Bolívar
Batámbora, dança de raízes afro-caribenhas em Cartagena das Índias. Representa a resistência cultural para preservar suas tradições ancestrais, nas quais os tambores desempenham um papel de liderança.
Cartagena das Índias representada no colorido das telas
Plaza de la Proclamación |
Casa del Cabildo ao lado da Plaza de La Proclamácion e da Plaza Bolívar |
Plaza de Santo Domingo |
Praça, Igreja e Convento Santo Domingo com a famosa escultura de Fernando Botero, La Gorda Gertrudis. A obra chama atenção, pousada em frente ao Convento Santo Domingo.
A Gorda Gertrudis, obra do colombiano Fernando Botero. A tradição é tirar foto assim mesmo, com a mão na "bunda" dela, para garantir o retorno a Cartagena. Na dúvida, melhor seguir a simpatia. |
A Praça de Santo Domingo é um dos locais onde gira a vida noturna da cidade amuralhada.
Há diversos bares, restaurantes, cafés. Artistas de rua, músicos, dançarinos apresentam seus espetáculos ao lado da igreja de Santo Domingo. Um local bem animado.
- Catedral Santa Catalina de Alejandría, a mais fotografada e admirada
Catedral de Cartagena, nome oficial Catedral Santa Catalina de Alejandría |
A Catedral está localizada próxima a Plaza de La Proclamación com a esquina do Parque de Bolívar.
Essa obra religiosa é de especial importância, tanto para os cartagenenses como para os visitantes, pelo seu valor artístico e histórico. Edificada entre 1577 a 1612.
Os quatro evangélicos: São Marcos, São João, São Mateus e São Lucas |
A sensação de voltar ao tempo faz a imaginação voar. O cenário a noite se torna mais encantador devido as luzes estrategicamente posicionadas nas sacadas, torres de igrejas e vielas. |
- Las Bovedas: construção com arquitetura interessante, toda de arcos, que abriga várias lojinhas de roupas e artesanatos, legal para comprar souvenires.
- Teatro Heredia
Teatro Adolfo Mejía ou Teatro Heredia |
- Caminhada sobre a Muralha e o Café Del Mar
Cartagena foi um importante porto comercial, o que a tornou muito visada por piratas. Para evitar invasões o rei Felipe II ordenou a construção de uma grande muralha. A construção durou cerca de 200 anos e até hoje é possível caminhar ao longo dos 11km, que permanecem bem conservados, e assistir a um belo pôr de sol.
Existem vários pontos de subida na muralha, onde se avista o mar do Caribe. Por meio da muralha o exército espanhol patrulhava o mar contra invasores. Ainda há canhões expostos.
Ao longo da muralha há baluartes, com estrutura mais pesada, e serviram para defender os soldados durante uma invasão de piratas e estrangeiros.
Dentro das muralhas está toda a parte antiga de Cartagena: o Centro, bairro San Diego e bairro Getsemaní, isso explica o nome "Cidade Amuralhada".
O Café Del Mar fica na parte superior da Muralha. Tem fila para entrar e o movimento aumenta a partir das 17h |
A maneira mais tradicional de encerra o dia é ficar no Café Del Mar ou simplesmente caminhar sobre a Muralha e assistir o sol se pondo sobre as águas do Caribe.
A muralha vista por outros ângulos
Caminhar se perdendo pelas ruelas, admirando os casarões do século XVII, XVIII, parar em cada lugar para ver os artesanatos expostos e as tradicionais e coloridas bolsas feitas a mão conhecidas como Wayüu, já são uma atração a parte.
Foto tirada por um cartageno |
- Castelo San Filipe de Barajas, uma fortaleza construída entre 1639 e 1657.
O ingresso para o Castelo pode ser comprado diretamente na bilheteria local.
Imponente estrutura |
A parte interna do Castelo tem labirintos, corredores, túneis, quartos, sempre arquitetados de forma a surpreender o inimigo.
Algumas paredes foram construídas inclinadas para não danificar quando atingidas por balas de canhões dos inimigos.
Os canhões, estrategicamente posicionados voltados para a Baía de Cartagena, permitiam que qualquer embarcação suspeita fosse atacada.
- Convento Santa Cruz de La Popa, construído em 1607 em uma colina, ponto mais alto de Cartagena.
Ponto mais alto de Cartagena |
Nesse vídeo dá para ouvir as músicas e barulho de festa referente ao feriado de 1º de janeiro. Os cartagenos superam o povo baiano na alegria e nas festas.
Capela Nossa Senhora de La Candelária |
Claustro com muito verde e flores |
As lendas deixam os lugares mais interessantes.
As portas e telhados dos casarões de Cartagena escondem símbolos que revelam segredos antigos da cidade.
A telha pontuda no canto do telhado, era para afastar as bruxas da cidade, já que elas poderiam se espetar ali quando voassem em suas vassouras. Ė possível imaginar a cena
As portas gigantescas dos casarões onde cada símbolo significava a classe social ou profissão dos moradores.
As aldrabas ou aldravas, usadas para tocar na porta, revelava a ligação que a família pertencia. A aldraba em formato de uma iguana representava uma ligação com a Casa Real Espanhola; o símbolo em formato de peixe, a casa pertencia a algum comerciante ligado ao mercado marítimo; um leão, a família tinha uma ligação com a classe militar.
Os pontos de ferro também seriam para espantar as bruxas ou proteger a casa de coisas ruins.
Segredos e lendas de uma cidade através dos símbolos, que muitas vezes as pessoas passam despercebidas por eles sem saber, mas quando temos o conhecimento, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor.
Iguana, família com ligação com a Casa Real Espanhola |
Peixe, casa de comerciante ligado ao mercado marítimo |
Leão, a família tinha ligação com a classe dos militares. |
O mar do caribe banha Cartagena das Índias |
Charretes, movidas a tração animal. Combinam com as ruas da Cidade Amuralhada, porém deixam dúvidas quanto aos maus tratos e exploração desses animais pelos seus tutores. |
São elas que, com toda simplicidade, preservam a cultura afro-colombiana. Pode-se comparar elas com as baianas aqui no Brasil. Histórias parecidas de um povo que foi escravizado.
"Essas mulheres despertam todos os dias para lembrar os turistas que é impossível fechar os olhos para tudo que foi feito com a escravização de seus ancestrais.
E isso é feito da forma mais positiva possível, com sorrisos, abraços e doces que carregam parte de suas vidas."
- La Serrezuela, antina arena de touros
O centro do anfiteatro é palco de diversas atrações artísticas e culturais.
Na Colômbia, a produção de café é muito forte, alcançando tanto os grandes produtores quanto os pequenos. Por lá, assim como o Café Juan Valdez, tudo é feito de forma artesanal.
A cultura da arte de rua é muito forte e Getsemaní expressa a alma de Cartagena: colorida, animada, acolhedora e bem tropical.
Um restaurante democrático. Só percebe quem entende. |
A famosa limonada com coco, bebida tradicional na Colômbia. |
É uma disputa de espaço com os carros para conseguir uma foto nessa rua. |
O famoso Café Havana. Faz jus a fama que tem.
O Café Havana é indicado para quem gosta de beber bons drinks, dançar e curtir salsa ou outros sons de dominam o Caribe. Sua decoração tem tudo a ver com o ambiente, com paredes cheias de retratos de artistas cubanos y caribeños.
Aquele momento que você sente que está em terra caribenha, no rítmo latino. Os bares temáticos mexem com a emoção das pessoas, pois criam uma identidade com aquele ambiente. |
Uma entrada inesquecível em 2024
Em Cartagena das Índias, a virada do ano é com inúmeras festas espalhadas em todos os cantos da cidade amuralhada. As mais populares ficam nas ruas mesmo, é diferente e faz parte da cultura local. Os moradores montam a sua ceia na porta da casa, juntando família, amigos e as ruas ficam cheias de turistas mesclados com os locais, bebendo, conversando, se entendendo numa harmonia só. A música invade as ruas e até aqueles que não são tão chegados no ritmo latino, se sacode. Tem muita festa sim de todos os tipos, em todos os lugares ao som de muita música caribenha.
Minha ceia foi no restaurante San Valentín "ique los tragos sean contigo y no por ti", acompanhado de muita diversão, pratos, uvas, doces e espumantes, mesmo assim sempre sobrava tempo para uma escapadinha às ruas.
Congas, instrumento de percussão imprescindível no som latino |
Réveillon em Cartagena é para se divertir, compartilhar, conviver com o povo, seus hábitos e principalmente deixar de lado as frescuras enraizadas.
Ela, a Basílica Menor Santa Catalina de Alejandria sempre imponente vista por todas as partes na Cidade Amuralhada. |
Fogos da virada vistos da suntuosa Muralha.
Assim é o réveillon em Cartagena: alegre, seguro e democrático.
Cartagena é superanimada, com excelente gastronomia, altas temperaturas, praias, muitas cores, festas, sabores, muita música pelas ruas, sem falar do seu povo alegre. Essa cidade caribenha é um dos melhores destinos da América do Sul.
Essa é a Cartagena do período colonial, protegida por 11km de muralha com seus canhões apontados para o mar do Caribe e seu casario colorido, de pés direitos altos e uma energia que só dá para sentir indo. Tem seu encanto e sua sedução. Resumindo em uma palavra, é um ESPETÁCULO!
Eu fui e recomendo!
Outros lugares na Colômbia visitados nessa mesma viagem:
http://rosmarischelle.blogspot.com/p/islas-del-rosario-e-playa-blanca.html
http://rosmarischelle.blogspot.com/p/ilha-de-san-andres-colombia.html